Como migrar o Veeam Backup Server

Fala galera!

 

Hoje vou mostrar para vocês como fazer uma migração planejada do servidor de backup (Veeam Server) sem perder nenhuma configuração e sem interromper sua cadeia de backups.

Esse é um processo relativamente tranquilo, mas é importante prestar atenção em alguns detalhes. Vamos lá?

 

Iniciaremos pelo servidor antigo, onde o Veeam já está sendo executado.

Antes de iniciar o processo, garanta que o Veeam está atualizado com o último update, dessa maneira você estará utilizando os recursos mais atuais, afinal, os engenheiros não ficam quebrando a cabeça desenvolvendo diversas melhorias pra você não atualizar seu software, correto?

Feito isso, comece desabilitando todos os trabalhos, sejam eles de backup, restore, replicação… enfim, todos!

 

Acesse o menu principal do Veeam (esse botão com 3 linhas, que fica no canto superior esquerdo) e clique em Configuration Backup.

 

Na janela que abriu, garanta que a opção “Enable configuration backup to the following repository: ” esteja marcada. Selecione o repositório onde o arquivo de configuração será salvo. Clique em “Backup now” e aguarde o status “Processing…” desaparecer.

 

Concluída essa parte, seu backup foi gerado dentro do repositório especificado.

 

*** IMPORTANTE ***

Anote quais são as letras das unidades que está designada para seus repositórios. Elas devem ser mantidas no servidor novo.

 

Discos do servidor antigo (DC-VBR1). Volume com a letra “E” é o repositório do Veeam.

Sistema Operacional

Vamos considerar que você já instalou seu novo servidor e fez todos os updates do sistema operacional ok?

Também já adicionou os mesmos discos/repositórios/datastores, como queira chamar, que estavam no servidor antigo. Lembre-se: as letras das unidades devem corresponder ao servidor antigo.

Discos do servidor novo (DC-VBR1-NEW). Volume do repositório também com a letra “E”.

Veeam

Vá até o site, baixe a .ISO e faça uma instalação “limpa” do Veeam. Lembre-se de baixar e instalar também o último update disponível (https://www.veeam.com/br/updates.html).

Abra a console do Veeam, clique no botão estranho que não tem nome (canto superior esquerdo) e vai em Configuration Backup:

Clique no botão Restore…

Na tela abaixo, escolha “Migrate”. Essa é a opção utilizada quando você planeja a mudança de servidor.

Selecione o arquivo de backup. É aquele que geramos lá no início, ainda no servidor antigo.

Clique em Analyze. O Veeam vai abrir o arquivo selecionado e exibir as informações encontradas nele. Revise-as e clique em Next.

Aqui vai aparecer a base de dados SQL instalada pelo Veeam. É só conectar (botão Connect no final da tela).

A mensagem abaixo vai aparecer. Ela informa que todos os dados serão eliminados. Como esse banco está vazio, pode clicar em Yes sem medo.

Assinale todas as opções e clique em Restore. No próximo aviso, clique em Yes (para fechar as instâncias de Veeam abertas).

Agora é cruzar os dedos e torcer 🙂

Após finalizar o restore, a tela de credenciais será exibida. Se suas senhas não forem criptografadas, será necessário entrar em todas as contas exibidas nesse passo para digitar as senhas. Ao finalizar, clique em Start e aguarde.

Pronto! Se você chegou nessa tela sem nenhum problema, seu Veeam Backup Server está migrado e pronto para começar os trabalhos. Clique em Finish e corra pro abraço.

Fazendo a migração dessa maneira, você estará garantindo a continuidade da cadeia dos seus backups, ou seja, não precisará iniciar com um novo Backup Full.

E aí pessoal, acharam fácil?

Esse foi meu primeiro post técnico, sendo assim, aguardo um feedback de vocês sobre a forma como desenvolvi o assunto.

Obrigado, e até o próximo.

Posts Relacionados

Bacharel em Sistemas de Informação e Pós Graduado em Gestão de TI, considero-me um curioso em novas tecnologias, sempre em busca de novos conhecimentos e compartilhando os que possuo com quem se interessar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »