Veeam N2WS – Agora é a hora

Olá pessoal!

Hoje vamos falar de algo que está borbulhando nas comunidades de TI: CLOUD. A galera fala de cloud aqui, cloud ali, faz isso com cloud, faz aquilo na cloud, enfim, não vou entrar nesse mérito. A grande questão é: tem muita coisa na tal cloud… mas e o backup??? Vocês estão se preocupando com isso?

Pensando nesse cenário, a Veeam adquiriu a N2WS, que já tem certa experiência nesse ramo e incluiu esse recurso em seu portfólio.

A intenção é mostrar pra vocês um pouco dessa ferramenta, desde a instalação até sua configuração, agendamento de backups, criação de políticas e etc.

Pra não ficar muito cansativo, vou dividir o conteúdo em alguns posts.

Coisas relacionadas a conta na AWS, seus recursos, precificação, licenciamento, entre outros itens, não estarão detalhados aqui. Não pensem que não acho importante, mas é que nos estenderíamos muito e perderia um pouco do foco. Combinado?

a

Iniciando os trabalhos…

O começo de tudo é criar uma nova política de acesso na AWS para a instância do N2WS. Com a console aberta, na barra superior clique em Services, depois navegue até a categoria Security, Identity & Compliance e clique em IAM.

Vá em Políticas

Depois em Criar Política

Escolha a aba JSON e apague o conteúdo que vem por padrão.

Seguindo o padrão Veeam de qualidade, a N2WS também facilita as coisas pra você. Acesse esse link e lá no final da página faça o download do arquivo minimal_iam_policies_for_cpm.zip.

Agora:

  • Extraia o arquivo para uma pasta qualquer no seu computador;
  • Abra o arquivo .JSON com o Bloco de Notas (ou Notepad ++, como quiser);
  • Copie todo (por favor, preste atenção aqui: copie TODOOOOO conteúdo) e cole lá no editor JSON, dentro da console da AWS.

Ao finalizar esses 3 passos, clique em Revisar Política.

Defina um nome para a nova política. Não seja tão criativo, afinal, você precisará lembrar desse nome depois.

Escolheu o nome? Então clique em Criar Política.

Se tudo estiver acontecido conforme planejamos (e eu torço que sim), você receberá uma tela parecida com essa:

Com a política criada, partimos então para criação e atribuição da Role.

Na coluna lateral escolha Role e depois clique em Criar Função.

Escolha em qual tipo de serviço ela será aplicada (no nosso caso, EC2). Depois de selecionar, clique em Próximo.

Vamos atribuir a política que criamos anteriormente (no exemplo foi a VeeamPolicy) para essa nova role. Para isso, digite o nome da Policy no campo de pesquisa, marque ela e clique em Próximo.

A tela de tags é opcional. Pode avançar para o próximo passo.
Em Revisar, você obrigatoriamente precisa dar um nome para essa Role. Depois de definir clique em Criar Função.

Pronto, essa parte de permissões foi concluída. Ela é um pouco burocrática, mas extremamente necessária para o funcionamento da solução.

Como disse no começo, vou dividir os posts para não ficar cansativo. Por esse motivo encerro a primeira parte aqui. No próximo post, vou mostrar como criar e configurar a instância do Veeam N2WS.

Um abraço e até a próxima.

Posts Relacionados

Bacharel em Sistemas de Informação e Pós Graduado em Gestão de TI, considero-me um curioso em novas tecnologias, sempre em busca de novos conhecimentos e compartilhando os que possuo com quem se interessar.

1 Resultado

  1. 3 de janeiro de 2019

    […] para o funcionamento do N2WS. Se você não executou os passos anteriores, sugiro fortemente que clique aqui. Caso já tenha efetuado as tarefas do primeiro post, então vamos em […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »