Veeam N2WS – Parte 2

Antes de começarmos, quero aproveitar esse espaço e desejar à todos vocês um Feliz 2019. Que esse ano seja repleto de realizações. Não tenham dúvidas que teremos muitas novidades pra compartilhar com a comunidade.

 .

Sem mais delongas, vamos ao trabalho. No meu último post de 2018 expliquei como criar a política e também as permissões necessárias para o funcionamento do N2WS. Se você não executou os passos anteriores, sugiro fortemente que clique aqui. Caso já tenha efetuado as tarefas do primeiro post, então vamos em frente.

Na dashboard de gerenciamento EC2, clique em Launch Instance.

.

Na coluna esquerda, clique em AWS Marketplace, e depois pesquise por N2WS. Quando a pesquisa retornar com os resultados, clique em Select

.

Será exibida uma tela com diversas informações, entre elas a tabela de custos. Se você estiver de acordo, clique em Continue.

Na tela para selecionar o tipo da instância, já está pré definido como t2.small. Além de possuir recursos suficientes para executar as tarefas, há uma observação informando que essa opção é uma recomendação do vendor. Mantenha t2.small e clique em Next.

.

Nessa próxima tela, fique atento para selecionar a Role correta (criada anteriormente). Do contrário, seus backups apenas não irão funcionar. Lembre-se também de marcar o check-box “Protect against acidental termination”. É uma garantia que essa instância não será removida por engano. Feito isso, clique em Next.

.

Agora vamos definir o armazenamento. As configurações default são suficientes para iniciarmos a instância, entretanto, se você quiser alterá-las, o cartão de crédito é seu hehehe. Clique em Next.

.

Você vai chegar na tela de tags. Adicione o parâmetro “Name” e em valor coloque o nome que essa instância vai ter. Clique em Next. Feito isso, ajustaremos as configurações de tráfego da instância, normalmente chamamos isso de Firewall (\o/ \o/). Por padrão, a N2WS já pré-determina algumas regras. Vamos mantê-las. Clique em Review and Launch.

.

Será exibido um resumo de tudo o que fizemos. Após validar, clique em Launch. No pop-up que abrir, você poderá selecionar uma Key existente ou criar uma nova. Para exemplificar, criarei uma com o nome VeeamKey. Faça o download dela e guarde-a em um local seguro. Clique em Launch. A AWS vai começar a provisionar sua instância e em pouco tempo você verá uma tela parecida com essa abaixo.

.

Pronto, agora clique no id dela que você será direcionado diretamente pra nova instância.

.

Dessa maneira finalizamos a segunda parte.

Agora já temos as regas e as políticas definidas e também a instância criada. No próximo post, vamos enfim conhecer a “cara” do N2WS e fazer algumas configurações.

Um abraço, até a próxima.

Posts Relacionados

Bacharel em Sistemas de Informação e Pós Graduado em Gestão de TI, considero-me um curioso em novas tecnologias, sempre em busca de novos conhecimentos e compartilhando os que possuo com quem se interessar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »