Restaurando o Microsoft Active Directory

Olá turma.

Hoje vou mostrar pra vocês como fazer restore do Active Directory. Talvez vocês possam pensar: mas poxa, restore do AD? Tão simples voltar uma VM!

Nada disso!! O restore que vocês verão aqui é aquele que vai lááááá nas propriedades do usuário. Isso mesmo, o Veeam tem a incrível capacidade de restaurar, caso seja necessário, um atributo do user. Aí a brincadeira começou a ficar bacana né!

Abaixo estão as propriedades originais do usuário lab.service.

 

Não esqueçam que pra essa granularidade funcionar, no momento do backup, é necessário marcar a opção Enable application-aware processing, ok?

 

Agora imagine que alguém, por engano, tenha deletado os campos Display name e Street, nas propriedades do usuário Lab Service.

 

O caos foi instaurado na empresa. Milhões e milhões de dólares indo pelo ralo. Eis que chega você, O CARA da TI e fala: EU CONSIGO RECUPERAR. O diretor fala: então mostre!

Fácil: Primeiro abra o Veeam (óbvio). Ao acessar a área de BACKUP & REPLICATION, você verá o item Backups e logo abaixo Disk. No painel central, estarão todas os jobs e as VMs com backups realizados. O nome da VM do meu Domain Controller é JOAQUIM-DC.

Botão direito do mouse sobre a VM JOAQUIM-DC > Restore application items > Microsoft Active Directory objects…

 

Escolha a data que você deseja fazer  o restore.

 

Se quiser registrar o motivo do restore, a tela é essa. Se não quiser, basta avançar e concluir.

 

Após o Veeam montar a estrutura para o restore, você verá essa tela:

 

Chegou a hora de você salvar a empresa mas….mas….mas…. Qual era mesmo o usuário que havia sido alterado?? Qual é o usuário que você precisa recuperar as informações?

Pensando em salvar o emprego de muita gente, a Veeam criou uma maneira de você comparar seu ambiente atual, que está em produção, com o do backup. Isso mesmo, ele vai conectar no AD verificar o que foi alterado desde o backup até agora. Pra isso, basta navegar até a folder onde estão os usuários e clicar na opção Compare All Objects (que fica na barra superior).

 

Note que na coluna STATUS, o Veeam marcou como Changed o usuário Lab Service.

Se houver nessa pasta uma quantidade muito grande de usuários, ainda tem a opção de exibir apenas os objetos que sofreram alteração(ões). Para isso, clique em Show Changed Objects Only.

 

Nesse caso apenas o(s) usuário(s) alterado(s) é(são) exibido(s). No cenário atual, somente Lab Service.

Não tá satisfeito? Achou que tem poucas informações? Então clica com o botão direito sobre o usuário e vai em Compare selected object…

Você verá isso:

 

São 3 colunas: nome do campo, as informações que foram retiradas do backup e as informações atuais do AD. Por padrão, apenas os atributos alterados são exibidos. Caso queira visualizar todos os atributos, marque a check box Show unchanged attributes. Os atributos alterados serão destacados em negrito.

Nessa mesma tela, selecione o atributo que queira restaurar (se for mais de um, faça a seleção com a tecla Ctrl ou Shift pressionada) e clique em Restore na parte inferior da tela.

 

Finalizado o restore, será exibida a mensagem de conclusão.

 

E ao verificar os atributos no AD, magicamente, os dados foram restaurados!

 

O intuito desse post foi demonstrar o nível de granularidade que o Veeam consegue chegar em um restore. Além do AD, isso também se aplica, por exemplo, ao SharePoint, as GPOS, ao Exchange (nota 1000), enfim, opções não faltam.

A documentação oficial relacionada ao Explorer for Active Directory está pode ser encontrada aqui.

É isso aí pessoal, ficou meio longo, mas se dividisse em 2 partes ficaria ruim de entender. Espero que tenham gostado. Deixem seus comentários, sugestões para novos posts ou críticas.

Um abraço.

Joaquim

2 Comments

  • Maravilha Joaquim…parabéns pelo POST e pela didática!

    • Obrigado pelo feedback Rodrigo! Apesar de longo, a ideia era deixar ele bem intuitivo.

      Abraço,
      Joaquim

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