Novo Veeam Backup for Microsoft 365 v8

Fala galera, tudo em ordem? Nesse primeiro post mais “técnico” após o blog voltar as atividades, trago uma novidade bem interessante: O novo Veeam Backup for Microsoft 365 está chegando!

É isso mesmo. A Veeam anunciou que a versão 8 está no “forno” e em breve será disponibilizada para os clientes. Entretanto, graças ao programa #VeeamVanguard, temos a possibilidade de testar as novas versões antes de se tornarecem oficiais. Sendo assim, bora desvendar as novidades?

Meme Calma Aí Jovem - Gerar Memes - Gerador de Memes Engraçados

Mas calma ae!! Antes de mais nada, é sempre bom lembrar pontos relacionados ao Veeam Backup for Microsoft 365:

    • Backup: Nunca mais se preocupe com a perda de dados. Uma vez agendado, o Veeam realiza automaticamente backup do Microsoft 365, garantindo que o ambiente esteja sempre protegido.
    • Restauração: Caso ocorra algum incidente, restaurar os dados é fácil e rápido. Com apenas alguns cliques, é possível trazer de volta os dados para garantir continuidade nos negócios.
    • Segurança: O VBM365 prioriza a segurança dos dados. Recursos como backups imutáveis podem ser utilizados para proteger suas informações contra deleções não autorizadas.
    • Personalização: A Veeam entende que cada usuário é único. Por isso, oferece opções de personalização para atender às necessidades específicas de backup de cada usuário.
    • Suporte: O suporte técnico de alto nível está disponível para responder as dúvidas e garantir uma experiência perfeita com a utilização do software.


Novidades

Agora sim, vamos falar de novidades. Dentre as várias melhorias e novos recursos que chegarão, vou focar em alguns deles: PostgreSQL database, proxy, repositório e segurança. Também deixo abaixo uma exemplo de arquitetura que pode ser considerado na v8.


PostgreSQL Database

Uma mudança muito pedida pelos usuários de Veeam Backup for Microsoft 365 está relacionada ao banco de dados que a solução utiliza. A partir da v8, o PostgreSQL estará embarcado já na instalação. Essa mudança trará mais flexibilidade no trato dos dados, sendo assim, mais recursos poderão ser desenvolvidos a partir dessa nova arquitetura.

 

Proxy

Visando uma maior escalabilidade e flexibilização, esse tema carrega duas grandes novidades: Proxy em Linux e Proxy Pool. Anteriormente, somente era possível utilizarmos proxy com sistema operacional Microsoft. Agora, na v8, essa “limitação” foi derrubada.

 

Ainda relacionado ao proxy, na v8 foi implementado o conceito de “Proxy Pool“. Dessa maneira, podemos adicionar vários servidores de proxy dentro de um mesmo pool, e as cargas serão distribuídas entre eles. Em um cenário onde é necessário, por exemplo, fazer manutenção ou substituir algum proxy, os outros servidores do pool darão conta do recado.

 

Repositório

Posso usar repositório em objeto para armazenar os backups do Office 365? Sim!! Com imutabilidade? Só na segunda cópia!

Essa pergunta (muito perturbadora, por sinal) também não trará mais medo aos administratores de backup (e gerentes financeiros também). Isso porque na v8 será possível aplicar as configurações de imutabilidade já na primeira cópia!

 

Segurança

Quando a Veeam lançou a v12 para proteção de servidores, um recurso muito comemorado foi o MFA. E agora, na v8 do VBM365, ela (junto com o auto logoff) também estarão disponíveis.

 

Como pudemos perceber, a Veeam continua investindo forte na proteção do Microsoft 365. Recursos que eram necessários foram introduzidos nessa nova versão, além de melhoria de performance e desempenho. Isso que nem falamos ainda do Veeam Data Cloud (quem sabe no próximo post?).

E aí pessoal, gostaram das novidades? Sempre importante falar que só é possível trazer esses conteúdos antes de serem lançados oficialmente graças ao programa #VeeamVanguard! Se você ainda não conhece ou se quiser saber mais sobre essa comunidade, estou sempre à disposição para conversarmos.

Um abraço, até a próxima!

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »