Como não fazer backup de um disco específico

Fala turma, tudo em ordem?

O #Blogtober está chegando ao fim e eu estou correndo contra o tempo para atingir a meta! Hoje mostrarei pra vocês uma configuração dentro do Veeam que nada mais é que excluir um disco específico de uma VM para que não seja backupeado. Em uma configuração padrão, ele vai executar o job e salvar a VM por completo. Vamos lá:

Se você já tiver um job criado, edite ele. Se ainda não tiver, crie um novo. Agora navegue até a opção chamada Virtual Machines (lado esquerdo). Selecione a VM que deseja remover o disco e clique no botão Exclusions…

 

Na janela que irá abrir, clique na aba Disks e depois em Edit…. Note que nesse momento todos os discos ainda estão selecionados para serem processados.

 

O próximo passo é mudar a opção para Selected disks:, depois clicar em Add e escolher o tipo do disco (lembrando que essa informação tem que ser equivalente ao que está no seu virtualizador).

 

Selecione agora qual é o disco que voce NÃO quer que faça backup. Nesse exemplo eu escolhi o disco IDE (0:1), que refere-se ao disco 2 no meu ambiente VMware.

 

Feito isso, basta sair dando “OK” em tudo quanto for janela que aparecer pela frente e executar o job. Pronto! Esse disco não será incluído no backup.

 

É isso aí galera, embora isso seja uma tarefa fácil, ainda sim pode causar um pouco de confusão quando voce vai fazer pela primeira vez. Espero que o post ajude em algum momento.

Um abraço e até a próxima!

Bacharel em Sistemas de Informação e Pós Graduado em Gestão de TI, considero-me um curioso em novas tecnologias, sempre em busca de novos conhecimentos e compartilhando os que possuo com quem se interessar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »