Retrospectiva 2019

É senhores, 2019 está chegando ao fim! Um ano que alguns momentos podem ser esquecidos completamente, mas outros, em compensação (e na maioria deles) trazem excelentes lembranças. Como todos os anos, passamos por altos e baixos, idas e vindas, acertos e erros. No geral, colocando a vida pessoal e profissional na balança, posso dizer que a nota foi 7.

Alguns temas merecem destaque:

 

Blog

Estava meio empoeirado. Parei de criar conteúdo e estava sem empolgação para tal. Mas 2019 foi diferente. Tinha como meta voltar a escrever e compartilhar com a comunidade. Foram apenas 16 posts em 2019. Alguns podem pensar que é pouco!! Realmente o número não empolga, mas manter o blog atualizado não é tarefa fácil. Em média um post técnico leva umas 8 horas pra ficar pronto. São vários testes, coleta de prints, referências com fabricante, revisão no texto…por aí vai. Sendo assim, essas 16 publicações me deixaram bem otimista para 2020.

E pensando em trazer mais conteúdo pra vocês, em 2020 teremos reforço: Eduardo Neto está chegando ao time pra falar de infraestrutura no geral, além de compartilhar seus conhecimentos em AWS e Microsoft SQL. Se alguém já quiser pedir conteúdo pra ele, é só mandar um email para [email protected], ou contatá-lo através das redes sociais: Linkedin e Twitter.

 

VMUG Paraná

2019 foi um ano sensacional. Uma comunidade criada no final de 2018, conseguiu criar raizes e manter um público fiel. Foram 4 eventos em 2019, visitamos Compwire, Service IT e SoftwareOne. Nesses 3 locais levamos mais 200 pessoas. Pra fechar com chave de ouro, dia 29 de Dezembro fizemos na UniBrasil a 4ª edição. 108 pessoas estiveram presentes, um recorde de público para o VMUG e para eventos de TI como um todo. Dezenas de brindes foram distribuídos sendo dois deles de destaque especial: um vídeo-game XBOX e um curso oficial VMware.

     

 

Graças ao VMUG, em Fevereiro pude visitar o HQ da VMware em San Franciso. Uma oportunidade única, sem precedentes, que vou detalhar um pouco mais abaixo.

 

Eventos

2019 deixará saudades quando o assunto for a participação em eventos. O ano nem tinha começado direito e logo veio a viagem para os Estados Unidos e a participação no VMUG Leader Summit. O evento reúne 150 pessoas do mundo inteiro (brasileiros foram apenas 6, representando os capítulos do Paraná, Brasília e Minas Gerais) com objetivo de desenvolver técnicas de liderança, apresentação e formato dos encontros. Nunca imagiei participar de um evento tão incrível como esse. Sem dúvidas que desse tipo de encontro deixa os líderes mais animados ainda pra fazer com que o VMUG continue evoluindo.

 

 

Aconteceu em São Paulo o AWS Summit Brasil, onde pude conhecer um pouquinho mais do que é esse “monstro” chamado AWS. Foram apresentações técnicas, onde dediquei meu tempo a visitar vendors como VMware, Veeam e Dynatrace, além dos stands da própria AWS.

 

Em São Paulo também teve VMUG!! Graça ao trabalho dos novos líderes Wesley e Rodrigo, o capítulo da cidade com mais membros inscritos está de volta. Foi uma honra poder participar dessa reativação e prestigiar amigos que a comunidade me apresentou! #GoVmugSP

Já na reta final de 2019 e também em São Paulo (ah váááá) foi realizado o VeeamOn Fórum. Todo ano esse evento acontece nos Estados Unidos e pela primeira vez saiu da terra do tio Sam. Foi impecável do começo ao fim, com excelente conteúdo técnico e muito network. Junto com ele veio a ativação do VUG Brasil, a comunidade brasileira para usuários Veeam.

   

 

Ficou pendente para 2020 o VeeamOn Vegas e/ou o VMware World. Quem sabe???

 

Carreira

Completei em 2019 meu segundo ano na seguradora. Aprendi coisa pra caramba. Como toda área de TI, alguns momentos de crise acontecem, e cabe a nós saber lidar com essas situações. Após algumas mudanças internas, deixei a área de Infraestrutura e passe a integrar uma nova área, chamada de Arquitetura e Segurança de TI. Novos desafios, novos conhecimentos e mais um passo fora da temida zona de conforto. O assunto carreira também promete muito pra 2020.

 

VMware vExpert

Fui gratificado esse ano com o título de VMware vExpert. Não se trata de uma certificação técnica, mas sim um reconhecimento pela contribuição com a comunidade. As participações no VMUG Paraná e posts aqui no blog me ajudaram a obter esse título. Agora a meta é conseguir renovar pra 2020 e quem sabe alcançar o Veeam Vanguard.

 

É isso aí turma. Agradeço aos que visitaram o blog em 2019 e que voltem com mais frequência em 2020. Ótimas festas e até lá…

Bacharel em Sistemas de Informação e Pós Graduado em Gestão de TI, considero-me um curioso em novas tecnologias, sempre em busca de novos conhecimentos e compartilhando os que possuo com quem se interessar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »