Validando seus arquivos de backup

Fala galera!

Dando sequência ao desafio do “Blogtober” hoje vou mostrar pra vocês como funciona mais um utilitário que a Veeam disponibiliza e muitos desconhecem: é o Veeam Backup Validator. Eu costumo dizer que esses “programinhas” são os Easter Eggs da própria Veeam, afinal, estão lá escondidos no diretório de instalação do VBR e as vezes quebram um galho danado.

Antes de começarmos, vale dizer que o procedimento realizado por esse utilitário também é executado quando você configura uma tarefa de Sure Backup, entretanto, na minha opinião, via CLI é bem mais rápido e fácil.

 

Pra iniciar, navegue até o caminho de instalação do VBR via promp de comando (com privilégios administrativos). Normalmente fica localizado em:

C:\Program Files\Veeam\Backup and Replication\Backup

 

Caso você tenha alterado o local default da instalação, ainda pode localizá-lo aqui:

HKLM\SOFTWARE\Veeam\Veeam Backup and Replication\CorePath

Localizou o caminho?? Navegou pelo prompt até ele? Então agora digite:

Veeam.Backup.Validator.exe /?

E você terá todas as variáveis possíveis para utilização no processo de verificação.  

 

Agora, pra exemplificar, vou digitar o comando abaixo. Ele irá verificar todos os arquivos de todas as VMs do job chamado DISK: AD – DHCP.

./Veeam.Backup.Validator.exe /backup:"DISK: AD - DHCP"

Verificação da primeira VM

 

Verificação da segunda VM

 

Status final da verificação

 

No caso do exemplo, o check foi realizado com sucesso, nenhum arquivo está corrompido e, caso haja necessidade de usá-lo para um e restore, você não terá problemas.

 

Esse pequeno utilitário pode, entre outras coisas, gerar reports das verificações, permite que você selecione uma VM em específico dentro do job ou até um determinado ponto de restauração. Todas as opções podem ser consultadas (como de costume) no Help Center da Veeam ou nesse KB. Na internet também tem vários scripts bacanas que você pode incrementar e personalizar conforme sua demanda. Um deles é esse aqui e outro é esse aqui (que inclusive cria uma GUI para usar o utilitário).

 

É isso aí pessoal, mais uma vez obrigado pelo tempo disponibilizado na leitura.

Até logo!

 

Bacharel em Sistemas de Informação e Pós Graduado em Gestão de TI, considero-me um curioso em novas tecnologias, sempre em busca de novos conhecimentos e compartilhando os que possuo com quem se interessar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »