vCenter Migration Tool

Fala turma, tudo em ordem??

Hoje trago pra vocês uma situação que não é difícil de acontecer, mas quando acontece pode gerar um transtorno bem grande no ambiente da “firma”. Imaginem a seguinte situação: você tem seu vCenter Server funcionando bacaninha, mas do nada ele deu pau, ou datacenter pegou fogo ou qualquer coisa do gênero.

 

Aí você pensa: ok, eu instalo novamente o vCenter, adiciono os hosts, faço as configurações necessárias e baamm… voltou ao normal. Mas a noite, quando o Veeam vai rodar as rotinas de backup… powww!! Espaço insuficiente nos repositórios porque todos os jobs executaram full! E aí… pra que lado você corre??

Como já era de se esperar, a Veeam pensou nisso e disponibilizou uma ferramenta bacana e gratuita pra ajudar você a corrigir essa cagada ai. Trata-se da vCenter Migration Tool. Como ela é possível reverter os MoRef ID das VMs para o status anterior, ou seja, deixando com os mesmos identificadores do vCenter antigo. Eu não vou entrar no mérito do motivo pelo qual isso é alterado, mas sim em como ajudar a corrigir essa situação.

Vamos lá:

1 – Baixe o vCenter Migration Tool no site da Veeam (ou clique aqui). Precisa estar logado pra conseguir fazer o download.

2 – Feito isso, descompacte o arquivo em algum diretório dentro da máquina do Veeam Server.

3 – Na console do Veeam, caso ainda não tenha adicionado o vCenter novo, faça isso.

4 – Pelo prompt de comando, navegue até o diretório onde extraiu os arquivos e digite o seguinte comando:

Veeam.Backup.VmMigrator.exe preparemigrationtask <old_vCenter> <new_vCenter>

Aqui no exemplo, o meu vCenter antigo é o vcsa65-vc e o novo é o vcsa01, então o comando ficará assim:

Veeam.Backup.VmMigrator.exe preparemigrationtask vcsa65-vc vcsa01

 

Ao executar essa ação, o utilitário vai comparar as referências das VMs atuais com as referências das VMs antigas, utilizando como base o vCenter antigo e novo, uma vez que ambos estão configurados no Veeam Server. Depois disso, nesse mesmo diretório será criado um arquivo chamado <old_vCenter> _to_ <new_vCenter> _migration_task. No nosso exemplo, o nome do arquivo é: vcsa65-vc_to_vcsa01_migration_task.

 

Feito isso, agora digite o comando:

Veeam.Backup.VmMigrator.exe executemigrationtask <file>

Ou, no nosso caso:

Veeam.Backup.VmMigrator.exe executemigrationtask vcsa65-vc_to_vcsa01_migration_task

 

Pronto, o “trabalho sujo” foi feito. Pra ter certeza que a tarefa foi concluída com sucesso, abra a console do Veeam, edite qualquer job de backup e clique em “Virtual Machines“. Depois vá em “Recalculate“, no final da tela. Se tudo deu certo, será exibida a estimativa de tamanho logo abaixo do botão.

 

Uma observação importante e que vale a pena destacar é que o vCenter Migration Tool oficialmente não é suportado pela Veeam, ou seja, é por sua conta em risco. Embora seja simples de usar, o risco existe.

É isso aí galera! Qualquer dúvida, crítica ou sugestão sintam-se a vontade para entrar em contato.
Um abraço e até a próxima.

 

Bacharel em Sistemas de Informação e Pós Graduado em Gestão de TI, considero-me um curioso em novas tecnologias, sempre em busca de novos conhecimentos e compartilhando os que possuo com quem se interessar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »