Veeam Restore – Seção 03

Tarde povo!!

Dando sequência nos posts sobre cenários de recuperação com Veeam, hoje falaremos da opção Full VM restore. Se você perdeu os posts anteriores, clique aqui e veja quais foram.

 

A grosso modo essa opção nada mais é do que restaurar uma VM por completo. Por exemplo: a VM foi excluída do seu ambiente virtual e você precisa que ela seja recuperada ao estado de quando foi feito o backup. Bem, vamos lá:

Na console do Veeam, clique em Home e depois em Backups > Disk.

 

Na tela principal serão exibidos todos seus jobs de backup. Escolha o job em que a VM foi salva e, dentro dele, clique com o botão direito sobre o nome da VM e depois em Restore entire VM (essa opção também pode ser encontrada na barra superior).

 

No wizard você deve selecionar qual restore point vai usar. Nesse exemplo eu tenho apenas um (realizado dia 17/07). Ao escolher a melhor opção pra você, clique em Next.

 

Na próxima tela aparecem algumas opções interessantes. Você pode conferir elas detalhadamente clicando aqui. Basicamente são:

Restore to the original location: vai restaurar a VM com as configurações originais dela, assim como o local.
Restore to a new location, or with different settings: selecionando essa opção, você pode mudar o local que ela será restaurada, assim como algumas opções da própria VM (exemplo: rede).
Staged restore: essa opção permite que você execute, por exemplo, algum script na VM antes que ela seja restaurada.

Caso você opte pelo primeiro método, ainda pode escolher a opção “Quick rollback“, onde o Veeam faz uma espécie de restore incremental. Causa menos impacto e o tempo é muito menor.

Como minha VM é pequena, vou selecionar a primeira opção e não vou escolher o “Quick rollback”. Clique em Next.

 

A próxima tela é apenas para que você descreva o motivo pelo qual está realizando o restore. Algumas empresas costumam colocar o número do chamado interno que foi aberto solicitando a recuperação. Clique em Next.

 

A ultima tela do wizard, além de se um resumo das opções, você tem a opção de ligar a VM assim que ela for restaurada. Se quiser, marque a checkbox no final da tela. Agora clique em Finish e aguarde a próxima janela aparecer.

 

Na tela a seguir você consegue acompanhar o progresso do restore.

 

Em alguns segundos, uma task no seu vCenter será iniciada:

 

E em pouco tempo a VM já aparecerá no inventário:

 

Ao voltar para a tela de progresso no Veeam, verá que a atividade foi finalizada.

 

Então é isso povo. Se tiverem alguma sugestão de restore, me escrevam. Em breve publicarei novos posts com outros cenários.

Abraço,

Bacharel em Sistemas de Informação e Pós Graduado em Gestão de TI, considero-me um curioso em novas tecnologias, sempre em busca de novos conhecimentos e compartilhando os que possuo com quem se interessar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »