Veeam Restore – Seção 01

Fala pessoal, tudo em ordem?

Hoje vou começar o primeiro post da série que farei junto com o Wesley Martins, do blog itproland. Se você não sabe do que se trata ainda, dá uma olhada nesse post: 83 cenários de restore com Veeam Backup.

Vamos começar com File Level Recovery – Windows

 

Basicamente esse modo vai permitir que você restaure um arquivo específico de uma VM Windows. Esse formato é popularmente reconhecido como Restore Granular. Lembrando que não mostrarei como criar ou configurar o job de backup, exceto se o restore demandar de algo específico, o que não é nosso caso para esse exemplo.

Na console principal do Veeam, clique em Home e depois em Backups > Disk.

 

Na tela principal serão exibidos todos seus jobs de backup. Escolha o Job em que a VM foi salva e, dentro dele, clique com o botão direito sobre o nome da VM, navegue até Restore guest files > Microsoft Windows…

 

Agora selecione a data que você quer restaurar seu(s) arquivo(s). Nesse exemplo eu vou restaurar o arquivo que foi backupeado na Terça-Feira, dia 07/07/2020. Depois clique em Next.

 

A próxima tela é apenas para que você descreva o motivo pelo qual está realizando o restore. Em algumas empreas o pessoal costuma colocar o número do chamado que foi aberto solicitando o arquivo.

 

A ultima tela do Wizard é um resumo das opções. Clique em Finish e aguarde a próxima janela aparecer.

 

A tela que abrirá é um explorer, similar ao próprio Windows Explorer. Navegue até o local onde está o arquivo ou a pasta que você deseja restaurar, clique com o botão direito em cima do item (você também pode usar os botões na barra superior) e escolha a opção Restore. Aparecerão 2 opções:

Keep: caso o arquivo ainda esteja no caminho, o Veeam mantém a versão antiga lá, sendo assim, você terá 2 arquivos no mesmo local.
Overwrite: caso o arquivo ainda esteja no caminho, o Veeam sobrescreve a versão antiga, ou seja, você só verá o arquivo restaurado.

 

Eu optei pela opção Keep. O Veeam vai iniciar o restore e, em pouco tempo (aqui foram segundos) o arquivo será restaurado.

 

Notem que o arquivo lista.csv foi mantido no local. Já o arquivo RESTORED-lista.csv é o arquivo que foi restaurado pelo Veeam.

 

É isso aí galera. Em breve teremos mais posts com as outras opções de restore.
Um abraço,

Bacharel em Sistemas de Informação e Pós Graduado em Gestão de TI, considero-me um curioso em novas tecnologias, sempre em busca de novos conhecimentos e compartilhando os que possuo com quem se interessar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »