Veeam Restore – Seção 02

Olá povo!!!

Nesse segundo post, vamos falar sobre o File level recovery – Multi OS.

 

Você vai utilizar esse tipo de restore quando sua VM não for Microsoft Windows. Pra esse lab irei restaurar um arquivo do Linux Debian 10. Caso você queira restore um arquivo onde o sistema operacional seja Windows, recomendo ler esse post.

Na console principal do Veeam, clique em Home e depois em Backups > Disk.

Na tela principal serão exibidos todos seus jobs de backup. Escolha o Job em que a VM foi salva e, dentro dele, clique com o botão direito sobre o nome da VM, navegue até Restore guest files > Linux and other…

 

Agora selecione a data que você quer restaurar seu(s) arquivo(s). Nesse exemplo eu vou restaurar o arquivo que foi backupeado no sábado, dia 11/07/2020. Depois clique em Next.

 

A próxima tela é apenas para que você descreva o motivo pelo qual está realizando o restore. Em algumas empresas o pessoal costuma colocar o número do chamado que foi aberto solicitando o arquivo.

 

A próxima tela é interessante prestar um pouco de atenção: para que seja possível realizar o restore, o Veeam precisa iniciar uma VM auxiliar (espécie de appliance). Essa VM é muito pequena, em torno de 50MB e 1GB de memória. Mas informações sobre o processo podem ser encontradas na doc oficial, clicando aqui. Se for a primeira vez que você faz um restore desse tipo, precisamos configurar esse “appliance”. Isso só é feito uma única vez. Clique em Customize.

 

Basicamente você precisa informar onde essa VM será criada, assim como as configurações de rede (caso a sua subnet não possua DHCP). Existem ainda mais 2 opções:

Enable FTP server on appliance (advanced) ao selecionar essa opção, será possível procurar os arquivos via FTP.
Restore from Novell Storage Services (NSS) file system: caso seu sistema de arquivos utilize Novell, será necessário marcar essa opção.

 

Deixei selecionada a opção do FTP para demonstrar aqui. Ao finalizar, clique em OK e na tela seguinte em Finish. Nesse momento, se você acessar seu ambiente VMware, verá que a VM está sendo criada.

A tela que abrirá é um explorer, similar ao próprio Windows Explorer. Navegue até o local onde está o arquivo ou a pasta que você deseja restaurar, clique com o botão direito em cima do item (você também pode usar os botões na barra superior) e escolha a opção Restore. Aparecerão 2 opções:

Keep: caso o arquivo ainda esteja no caminho, o Veeam mantém a versão antiga lá, sendo assim, você terá 2 arquivos no mesmo local.
Overwrite: caso o arquivo ainda esteja no caminho, o Veeam sobrescreve a versão antiga, ou seja, você só verá o arquivo restaurado.

 

Além disso, você pode escolher a opção Copy To… Nesse caso, você escolhe um local qualquer para restaurar esse arquivo.

 

E lembra daquela opção FTP? Se você deixou marcada, pegue o IP desse appliance e digite no browser (não esqueça de colocar ftp:// na frente do endereço IP):

 

Ou no próprio Windows Explorer:

 

Pronto, salve o arquivo direto do navegador ou copie/cole do windows explorer. Fala sério, melhor que isso, só 2x isso né?

Por hoje é isso galera. Um forte abraço e se cuidem!

 

Bacharel em Sistemas de Informação e Pós Graduado em Gestão de TI, considero-me um curioso em novas tecnologias, sempre em busca de novos conhecimentos e compartilhando os que possuo com quem se interessar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »